Com decisão, ações e execuções contra o clube estão suspensas
O pedido de recuperação judicial do Avaí foi deferido nesta terça-feira. A decisão é do juiz André Alexandre Happke, da Vara Regional de Recuperações Judiciais da Comarca da Capital. O clube entrou com pedido no dia 17 de abril.
Na decisão, foi determinada a suspensão de todas as ações e execuções contra o clube.
– O clube entrará agora num novo ciclo. No início de 2022, iniciamos um processo interno de reestruturação, organizando finanças, quitando mais de 20 milhões de dívidas, projetando o futuro com uma governança responsável e ajustada à realidade financeira. Com o deferimento da Recuperação esse processo ganhará mais força – disse o advogado contratado pelo clube, Marcos Andrey de Sousa.
O presidente Júlio Heerdt celebrou a medida.
– É uma ótima notícia. O Avaí inicia agora um processo para resolver de vez suas dívidas e se reconstruir para um futuro mais organizado e profissional – falou.
Dívidas
A decisão foi tomada após análise da situação financeira do clube que identificou dívidas acumuladas de mais de R$ 107 milhões.
Em março, conselheiros se reuniram para apresentação do relatório de finanças produzido por uma comissão temporária. A comissão procurou levantar todos os ativos e passivos do clube, além de fazer uma análise do histórico de dívidas da instituição.
– A Comissão apurou uma situação financeira extremamente preocupante. O grau de endividamento atingido pelo clube em virtude dos déficits que se verificaram em exercícios anteriores demanda ações imediatas no sentido da reestruturação econômica. Nesse sentido, foram apontadas sugestões relacionadas às receitas e despesas do clube, bem como a possibilidade do estudo mais aprofundado sobre a Sociedade Anônima do Futebol nesse contexto – disse Luciano Kowalski, presidente do Conselho, em contato com a reportagem do ge, em março.
Dentro de campo, o Leão somou os primeiros três pontos na Série B com a vitória sobre o Mirassol no último sábado. O elenco volta aos trabalhos na manhã de terça-feira.