Paquetá quer vender lojas

Varejista está em processo de recuperação judicial desde 2019.

As operações de varejo da Paquetá, fabricante de calçados gaúcha, estão em vias de serem adquiridas pela Oscar Calçados, paulista também atuante no setor, em meio ao processo de recuperação judicial da empresa, agravado recentemente.

Segundo a Zero Hora, as negociações que já estão avançadas também incluem a Gaston, marca que compõe o portfólio da fabricante desde 1994.

Caso seja aprovado pelas empresas, o negócio precisará da aprovação dos credores da Paquetá e da autorização da justiça.

Com a finalização dos acordos, a Paquetá pretende usar o dinheiro levantado para reestruturar seu setor industrial, que hoje representa a maior parte do grupo.

Ainda de acordo com a Zero Hora, a parte industrial está sofrendo com a retração no consumo, levando a Paquetá a demitir e atrasar salários dos funcionários.

No início de abril, os cortes afetaram 90 colaboradores da operação de Sapiranga, no Vale do Sinos. No Ceará, o número chegou a 50.

Diante das dificuldades financeiras, o salário dos 7 mil funcionários da empresa também precisou ser parcelado.

Fundada em 1945, a Paquetá conta com cinco unidades produtivas no Brasil, mais de 150 lojas de marcas como Paquetá Calçados, Gaston, Paquetá Esportes, Dumond e Capodarte, além de mais de 80 franquias nacionais e oito lojas no exterior.

Há 40 anos no mercado, o Grupo Oscar conta com mais de 100 lojas e um e-commerce, comercializando calçados, roupas e acessórios.

Hoje, a companhia está presente no interior de São Paulo, no Vale do Paraíba, no Triângulo Mineiro, em Joinville, em Alagoas e na Paraíba.

Histórico

Em 2019 a Paquetá entrou com um pedido de recuperação judicial com um valor de dívidas de R$ 638,5 milhões.

Desde o início, atuam no caso a consultoria Galeazzi, conhecida pelo seu ímpeto em cortar custos, e o escritório de João Pedro Scalzilli, especializado em recuperação judicial.

Na época, a empresa demitiu 600 empregados e suas fábricas na República Dominicana e na Argentina tiveram suas atividades encerradas.

Já em 2022, a fabricante vendeu a Esposende, operação multimarcas que conta com 48 lojas no Nordeste, ao Grupo Dok.

Fonte: Baguete Diário

Rolar para cima
Rolar para cima