Dívida da Latvida está em R$ 107 milhões e motiva empresa a pedir recuperação judicial

Débito é com os bancos, fundos e outros credores. Relação completa será apurada nas próximas semanas

Na terça-feira (2) foi deferido o pedido de recuperação judicial da Indústria de Alimentos Estrela, dona da marca de leite Latvida. A causa seria uma dívida declarada em R$ 107 milhões, principalmente com com bancos, fundos e outros credores. A relação completa será apurada nas próximas semanas.

“A empresa alega dificuldades financeiras, mas é importante declarar que não existe inadimplência e qualquer pretensão de não pagar os produtores de leite, já que sem o fornecimento do leite a operação toda ficaria travada. A empresa pediu recuperação judicial, mas segue operando”, explica o advogado Diego Estevez, administrador judicial do processo.

“O processo de recuperação judicial é para garantir um fôlego para a empresa, para que ela possa manter as obrigações, especialmente em relação aos fornecedores. Assim terá um tempo para apresentação do plano de pagamento”, complementa.

A Indústria de Alimentos Estrela S.A iniciou suas atividades em 2005, em Estrela, com o processamento de ração animal, destacando-se a ração de bovinos de leite, bovinos de corte, equinos, ovinos de caprinos, aves, suínos e caninos.

Em 2015 partiu para a produção de lácteos em uma nova planta. Dentre os produtos, passou a fabricar o Leite UHT nas suas versões Integral, Semidesnatado, Desnatado e Zero Lactose, Queijo Muçarela, em peças inteiras e fatiadas, a Bebida Láctea em garrafa e sachê, a Nata e o Doce de Leite.

Em 2018 foi inaugurada uma nova indústria em Chopinzinho/PR, iniciando como queijaria, produzindo queijo Muçarela e Processado, em peças inteiras e fatiadas. Atualmente na unidade, é produzido o Leite UHT, nas versões Integral, Semidesnatado e Desnatado.

No ano de 2019, a empresa inaugurou um posto de resfriamento próprio em Coronel Barros/RS e no final do ano de 2020 alugou uma queijaria em Mondai/SC onde é produzido o queijo Muçarela também em peças inteiras ou fatiadas.

São empregados aproximadamente 400 colaboradores diretos e, além disso, a empresa é uma das maiores contribuintes de ICMS de Estrela. Conforme o pedido inicial da justiça para a recuperação judicial, o intenso crescimento, inclusive com a abertura de filiais em outros municípios e Estados aumentou consideravelmente o endividamento.

Fonte: Independente

Rolar para cima
Rolar para cima