Algumas das principais redes de varejo do Brasil, como a Renner, Marisa e Saraiva, têm fechado suas lojas.
Nos últimos meses, a possibilidade de uma crise no varejo se ampliou, aumentando o risco de que o Produto Interno Bruto (PIB) de 2023 fique zerado ou até mesmo negativado.
Fechamento de lojas
Recentemente, a Renner anunciou o encerramento das atividades de algumas de suas lojas físicas. Foram fechadas 20 unidades do grupo, sendo 13 lojas da Camicado, 4 da Renner e 3 da Youcom. Dessa forma, a Renner se junta a outros gigantes do varejo, como a Saraiva, Marisa, Tok&Stok e Americanas.
Um dos principais motivos do fechamento das lojas físicas é que, nos últimos anos, o comportamento do consumidor tem sofrido transformações de forma acelerada.
Alguns dos principais fatores dessa rápida mudança são as compras online, o alto aluguel de lojas em shoppings, preços altamente competitivos e a entrega das encomendas no e-commerce cada vez mais rápida.
Crise em diversos setores
No setor de moda, além da Renner, têm enfrentado queda em 2023: Marisa, Grupo Soma, Guararapes (Riachuelo), Track&Field e Arezzo. A C&A tem sido uma exceção.
Já no setor de móveis e decoração, além do fechamento da Etna, que ocorreu em 2022, a Mobly e a Tok&Stok têm sofrido prejuízos com frequência, porém tentam focar seus esforços e investimentos em tecnologia.
Não é somente no Brasil que o varejo vem enfrentado dificuldades. Tradicionais lojas varejistas como Walmart, Gap, Best Buy e Barnes & Noble também fecharam algumas de suas lojas físicas.
O principal motivo é o crescimento da atuação de marketplaces, onde os consumidores encontram diversas lojas em um só lugar na internet.
Fonte: Seu Crédito Digital